Foto: © U.S. Department of Agriculture (USDA)
Em agosto de 2004, uma parceria entre governo australiano, estados e territórios, visou apoiar as escolas e suas comunidades para se tornarem sustentáveis. Por meio de experiências práticas de aprendizagem, são trabalhadas a melhora na gestão dos recursos e das instalações das escolas (energia, resíduos, água, biodiversidade, paisagismo, produtos e materiais) e temas relacionados às questões sociais e financeiras.
Alguns dos princípios orientadores da iniciativa são: o desenvolvimento de uma nova cultura escolar comprometida com os princípios da sustentabilidade; a realização de ações concretas de aprendizagem e integração com os currículos escolares; o incentivo à participação da comunidade local ligada à escola; o desenvolvimento de relações com outras áreas que tenham impacto sobre a organização e a gestão da escola; a partilha de informações entre escolas; o envolvimento dos jovens e o encorajamento das escolas para atingir resultados de cunho social, ambiental, educacional e financeiro mensuráveis.
Mais de 2000 unidades de educação já estão participando do programa e relatam reduções de até 80% na coleta de resíduos, de até 60% no consumo de água, e economia de 20% no uso de energia, com redução proporcional das emissões de gases de efeito de estufa. As famílias de toda a Austrália têm sido influenciadas pela iniciativa.
• Tornar a sustentabilidade uma parte integral do currículo nacional da Austrália e torná-la parte do dia-a-dia e do planejamento de escolas
• Fazer o uso sustentável dos recursos naturais tanto nas escolas quanto na comunidade a que pertence
• Implementar práticas de governança que possibilitem a participação e responsabilidade dos jovens no processo de tomada de decisões
• Setembro /2001: Começa a discussão para a criação de uma Iniciativa de Escolas Sustentáveis
• Janeiro / 2003: São iniciados projetos em dois estados australianos para a criação de escolas sustentáveis
• Agosto / 2004: O projeto torna-se uma iniciativa nacional
• Agosto / 2006: É publicado um relatório comparativo das duas primeiras escolas a adotarem a iniciativa
• Adesão de mais de 2000 escolas australianas
• Reduções de 20% no consumo de energia, 60% no consumo de água e de 80% em geração de resíduos
• O conhecimento adquirido pelas crianças nas escolas tem sido inserido em suas famílias