Minha Escola, Meu Lugar - Santa Catarina

Foto: © pixabay.com/picjumbo_com

Foto: © pixabay.com/picjumbo_com

O Projeto “Meu Lugar”, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – SED, está vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e busca transformar as 36 regiões administrativas de Santa Catarina em polos de desenvolvimento, a partir da realização de um plano de desenvolvimento local em cada região, com base num diagnóstico prévio. O “Meu Lugar” teve início em 2005 e se baseia no conceito de que a melhoria nas condições de vida tem por base iniciativas locais, com ampla participação da comunidade. O intuito do projeto é mobilizar e potencializar a sociedade, para que os cidadãos  participem das  discussões e da posterior elaboração de propostas  e  projetos  para o desenvolvimento socioeconômico da sua região.

Esse projeto teve Santa Catarina como território para o piloto, juntamente ao estado do Ceará. A proposta é de que o programa seja expandido para os demais estados do país após desenvolvimento da metodologia nos territórios do piloto.

Dentro do escopo do “Meu Lugar”, foi desenvolvido o Projeto “Minha Escola, Meu Lugar”, que tem como propósito fortalecer a ação da escola como instituição promotora de desenvolvimento e de aprendizagem, além de estimular a implementação de ações que despertem o espírito protagonista dos estudantes como agentes sociais capazes de transformar o seu lugar. Também propõe inclusão da realidade local nos currículos escolares, envolvendo a formação de professores e a elaboração de material didático e articulação dos currículos de diversas disciplinas.

Dessa forma, a escola passa a se caracterizar como agente de transformação social e não apenas um local de ensino e aprendizagem. É a partir dela que os atores sociais mais jovens e com grandes talentos podem mobilizar a comunidade para a implementação de políticas sociais capazes de promover o desenvolvimento local.

As 1.324 escolas públicas de Santa Catarina deverão incluir conceitos do plano estadual de desenvolvimento nos currículos do ensino médio e fundamental. O objetivo é que essas instituições, que abrigam cerca de 900 mil alunos, transformem-se em centros de debates e formulação de propostas para ajudar a desenvolver os municípios catarinenses.


Eixo
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Dimensão
Cidade pública e interessante
ODS
Objetivo 4
Objetivos

• Fortalecer a ação da escola como instituição promotora de desenvolvimento e de aprendizagem, além de estimular a implementação de ações que despertem o espírito protagonista dos estudantes.

• Democratizar os conhecimentos teórico-científicos e realizar atividades de aprendizagem que busquem o reconhecimento e a valorização da identidade, promovendo o sentimento de pertencimento dos atores escolares no lugar onde vivem, produzindo referenciais teórico-metodológicos voltados a essa temática.

• Envolver a comunidade escolar na intervenção direta e indireta na (re)construção do meio onde vivem, visando à promoção da cidadania e da inclusão social

• Gerar diferentes formas de percepção e (re)conhecimento das particularidades e potencialidades do espaço vivido pelos alunos

Cronograma

• 2003: Lançamento do Projeto “Meu Lugar” e projeto piloto na região de São Joaquim

• 2004: Expansão do Projeto “Meu Lugar” para demais regiões de Santa Catarina

• 2005: Lançamento do Projeto “Minha Escola, Meu Lugar”

• 2008: Conclusão do Projeto “Meu Lugar”

Resultados

• Criação do caderno pedagógico “Minha Escola, Meu Lugar”, que apresenta uma rica abordagem teórico-metodológica sobre o conceito de lugar, com as possibilidades de participação e contribuição dos estudantes na promoção do desenvolvimento local. Constitui-se, portanto, em um excelente referencial para subsidiar os trabalhos dos educadores da rede pública estadual de ensino.

• Ação “Minha Escola, Meu Lugar”, com capacitação dos docentes, visando à inserção dos aspectos históricos, geográficos, econômicos, ambientais da região nas disciplinas do ensino fundamental e médio.

• Cada região administrativa elaborou seu Plano de Desenvolvimento Regional, centrado na consolidação de cada identidade territorial.

Instituições Envolvidas

• Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – SED e escolas locais

• Governo do Estado de Santa Catarina

• Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD

Contatos

Secretaria de Estado da Educação

E-mail: [email protected] - Eduardo Deschamps (Secretário da Educação)

Tel: (48) 3221-6151 / 3221-6198  

Fontes

https://www.diaadiaeducacao.sc.gov.br/arquivos_pdfs/C_Pedagogico_Minha_Escola.pdf

http://www.diaadiaeducacao.sc.gov.br/portal/educadores/minhaescola/index.php

http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=515

http://www.pnud.org.br/Projetos.aspx?id=34