Projeto Mãe Paulistana - São Paulo, SP, Brasil
© pexels.com/NIKOLAY OSMACHKO
A Rede de Proteção à Mãe Paulistana também é Rede Cegonha, uma estratégia do SUS para garantir um pré-natal adequado e oferecer serviços à mãe, ao pai e bebê do planejamento familiar, passando pela gestação e chegando ao puerpério.
Parte das estratégias da Rede de Proteção à Mãe Paulistana (PMSP) é o Bilhete Único Mãe Paulistana, que pode ser usado nos Coletivos do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) para que a gestante tenha garantido seu direito de ir as consultas e exames durante o pré-natal e puerpério.
Eixo
Ação Local para a Saúde
Dimensão
Cidade saudável
ODS
Objetivo 3
Objetivos
Assistir a gestante durante o ciclo de gravidez, desde as consultas de pré-natal (no mínimo sete), o parto, o puerpério até o segundo ano de vida do bebê. Toda gestante tem direito à: Acompanhamento das consultas do pré-natal; Realização de todos os exames necessários para acompanhar a gravidez; Garantia de referência para um hospital da região onde mora; Transporte municipal gratuito para realizar consultas e exames, durante a gravidez e no primeiro ano de vida da criança; Consultas e exames para a criança; Enxoval básico para o bebê.
Garantir à gestante que faz acompanhamento pré-natal pela rede pública de saúde (via UBS) o transporte para as consultas e exames.
Cronograma
Início em 2006
Em 2011 foi publicada revista com dados sobre os 5 primeiros anos do programa: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/comunicacao/arquivos/cartilhas/cartilha_mae_paulistana_5anos.pdf
Resultados
A rede de atendimento do programa atinge: 435 Unidades Básicas de Saúde (UBS); 36 hospitais. São 10.000 partos realizados por mês; 500.000 partos desde março de 2006; 2,7 milhões de consultas de pré-natal; Mais de 3,4 milhões de exames; 431,9 mil enxovais distribuídos; 456 mil cartões de transporte gratuito; Mais de 29 mil visitas às maternidades)
Instituições Envolvidas
Prefeitura do Município de São Paulo
SPTrans
Contatos
3397-2000
Central 156
Fontes
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/programas/mae_paulistana/index.php?p=5657
http://bilheteunico.sptrans.com.br/maePaulistana.aspx