Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) - São Paulo, SP, Brasil

© flickr.com/Dênio Simões/Agência Brasília

© flickr.com/Dênio Simões/Agência Brasília

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) se configura como ação estratégica da Política Nacional de Aleitamento Materno e, além de coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os Bancos de Leite Humano (BLHs) realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação.
Eixo
Ação Local para a Saúde
Dimensão
Cidade saudável
ODS
Objetivo 3
Objetivos
Promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.
Cronograma
Os Bancos de Leites Humano (BLHs) do Brasil, foram desenvolvidos há 32 anos pelo Ministério da Saúde. Em 1998 foi estabelecida a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humanos e, em 2012, o Município de São Paulo aprovou a lei nº 13.296  15/01/2002 que dispõe sobre a implantação de Banco de Leite Humano no Município de São Paulo, e da outras providencias
Resultados
Até 2016 foi possível ajudar a salvar mais de um milhão e oitocentos mil recém-nascidos. Entre os anos de 2009 e 2016, contou com o apoio de mais de um milhão e trezentas mil mulheres doadoras e, aproximadamente, um milhão e meio de litros de leite coletados. Hoje, existem no país 221 BLH em todos os estados e Distrito Federal, e 186 Postos de Coleta, além da coleta domiciliar. (mais informações: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=352)
Instituições Envolvidas
Ministério da Saúde, em parceria com a Rede de Bancos de Leites Humano
Contatos
Tel.: (55xx21) 2554-1703
Fontes
http://www.redeblh.fiocruz.br