Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte) - São Paulo, SP, Brasil

Foto: Juliana Rosa/Bernard van Leer Foundation

Foto: Juliana Rosa/Bernard van Leer Foundation

O LABORARTE é um grupo artístico independente, fundado em 1972, que realiza trabalhos culturais desenvolvidos no Maranhão, produzindo nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. 
O grupo está sediado em um casarão colonial no centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão, possui uma programação gratuita permanentes que envolve diferentes faixas etárias, e enfatiza o resgate de manifestações culturais tradicionais, tais como oficina de tambor de crioula, oficina de dança do cacuriá, oficinas de teatro, oficina de ritmos populares do Maranhão, mantém uma Escola de Capoeira e programações culturais.
Eixo
Cultura para a sustentabilidade
Dimensão
Cidade pública e interessante
ODS
Objetivo 4
Objetivos
Contribuir com o processo de transformação social brasileira através da produção artística. Desde que foi contemplado como Ponto de Cultura em 2007, passou a oferecer periodicamente oficinas de: dança popular; tambor de crioula; percussão; teatro; e cultura de digital para os jovens da rede pública do Maranhão. 
Cronograma
Em 1985 cria-se a Escola de Capoeira Angola do Laborarte. Em 1986 começa a realizar estudos sobre teatralidade dos períodos de festa de São Luís, carnaval, festejos juninos e festas natalinas, e cria um calendário de eventos e espetáculos durante todo o ano. Em 2002 - Festival Internacional de Música de São Luís, em parceria com a Prefeitura Municipal. 1999, 2000 e 2002 - projeto “No Couro da Mão", que consistia no trabalho com jovens de bairros carentes de São Luís, em parceria com o Programa de capacitação Solidária. Entre os anos de 2001 e 2003, desenvolveram o “Projeto Criação”, em parceria com a Fundação Municipal da Criança e com a Assistência Social. Entre 2005 e 2006, coordenaram oficinas de arte do projeto “ Cata-ventos de Liberdade - Combatendo as Piores Formas de Trabalho Infantil”, com o patrocínio da OIT.
Resultados
Desenvolvimento cultural da comunidade, demonstrado através de espetáculos, exposições, cursos, conferências e outros. A Escola de Capoeira Angola do Laborarte contribuiu para o desenvolvimento da comunidade de capoeiristas do Maranhão. Berço de iniciação e formação de vários artistas, é referência cultural na cidade, e com seus espetáculos, eventos e oficinas tem contribuído  para o desenvolvimento  e fortalecimento da cultura local. Realização de ações como o “Carnaval de 2ª”, “Rompendo Aleluia”, “Sexta no Labô”, “Tarde no Casarão” e “Caravana Laborarte”. Participação da criação da Confederação Nacional de Teatro Amador e integração da diretoria da Associação de Teatro de Bonecos (ABTB).
Instituições Envolvidas
LABORARTE
Contatos
[email protected] / (98) 3222-7570
Fontes
http://laborarte.wix.com/blog