Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) - Brasil

Foto: Oded Antman / Bernard van Leer Foundation

Foto: Oded Antman / Bernard van Leer Foundation

A Rede Nacional Primeira Infância é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza.
Eixo
Do Local para o Global
Dimensão
Cidade pública e interessante
ODS
Objetivo 16
Objetivos
Articular e mobilizar organizações e pessoas para defender e garantir os direitos da Primeira Infância – criança de até seis anos de idade.
Cronograma
Formada inicialmente por um pequeno grupo de cerca de dez organizações, a RNPI iniciou suas atividades em março de 2007. Em 2010 elaborou o Plano Nacional pela Primeira Infância a ser implantado em território nacional até 2022.
Resultados
A RNPI elaborou e promove a implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância, aprovado pelo CONANDA (Conselho Nacional pelos Direitos da Criança), em dezembro de 2010, e acolhido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência como um plano integral – que engloba todos os direitos da Primeira Infância, com metas até 2022.
Instituições Envolvidas
Atualmente, mais de 160 organizações fazem parte da RNPI. Apoiadores: Bernard Van Leer Foundation e Instituto C&A.
Contatos
Assessoria de Imprensa: Rosa Maria Mattos, [email protected]
Tel: (21) 2509-3812 / (21) 9 9445-9057
Fontes
http://primeirainfancia.org.br/
Boas práticas relacionadas