Projeto Criança Fala - São Paulo, SP, Brasil

© pexels.com/Pixabay

© pexels.com/Pixabay

O Projeto Criança Fala foi realizado com crianças do bairro do Glicério, em São Paulo, para escutar delas como tornar a cidade mais saudável e acolhedora para a criança. Durante o processo foram realizadas cartografias afetivas do espaço, intervenções plásticas e lúdicas com as crianças e processos múltiplos de escutas.
Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz
Dimensão
Cidade saudável
ODS
Objetivo 4
Objetivos
Escutar as crianças para incluir seus olhares e suas vozes nas transformações dos espaços públicos e privados; estabelecer vínculos afetivos para que se possa criar uma relação de pertencimento, de apropriação, de identidade com o espaço.
Cronograma
Início em 2013.
Em 2015, o projeto passou a se integrar com a política municipal São Paulo Carinhosa.
Resultados
Em 2016, o IDIS foi convidado a avaliar seu impacto sobre as crianças, as famílias e os profissionais dos equipamentos públicos envolvidos (assistência social, educação e saúde) no projeto. A avaliação consultou 40 crianças, adultos de 41 famílias e 36 profissionais, que participaram de grupos focais, entrevistas e questionários. Entre os impactos do projeto, o maior destaque é que 85% das crianças sentem que fizeram algo que melhorou o bairro. Elas também passaram a ser mais consideradas: 74% dos profissionais afirmaram levar a opinião infantil mais a sério.
Como parte integrante do Criança Fala, nasceu o projeto Cidade que Brinca com o objetivo de transformar espaço públicos em áreas mais adequadas às atividades infantis com o auxílio das próprias crianças. A iniciativa realizou três ações de mutirão no Glicério para a transformação de espaços. Um deles foi denominado ‘Vilinha’’ que se consolidou como um lugar de brincadeiras para quando as crianças voltam da aula.
Instituições Envolvidas
CriaCidade
UNICEF
Fundação Bernard Van Leer
Instituto C&A
Aldeias Infantis SOS
São Paulo Carinhosa - Prefeitura de São Paulo
Contatos
[email protected]
Fontes
https://issuu.com/portalaprendiz/docs/publica____o-online-glic__rio-por-s
http://www.criacidade.com.br
Boas práticas relacionadas