Índice mapeia a percepção das crianças sobre violência - Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil

Foto: Oded Antman / Bernard van Leer Foundation

Foto: Oded Antman / Bernard van Leer Foundation

A percepção das crianças sobre a violência é um insumo essencial quando se trata de conceber, implementar e monitorar políticas e programas de prevenção. No entanto, suas opiniões e experiências raramente são coletadas sistematicamente, especialmente em locais de baixa renda. Essa lacuna de conhecimento levou o Instituto Igarapé a desenvolver o Índice de Segurança Infantil (CSI – Child Security Index), um aplicativo de código aberto para smartphones lançado em 2014.

O CSI (Índice de Segurança Infantil) apresenta mais de 30 perguntas desenvolvidas para coletar informações de crianças de 8 a 12 anos sobre suas percepções da violência cotidiana. O aplicativo permite aos usuários a documentação de tendências de violência doméstica, na escola e na comunidade, de acordo com dados geoespaciais e temporais. Essa informação pode ser usada por instituições públicas, ONGs ou outros defensores dos direitos da criança para moldar políticas públicas e engajar-se em ações de advocacy mais efetivas.

“Sabemos que a forma como os jovens percebem a violência e experimentam a insegurança é muitas vezes escondida”, diz o Dr. Robert Muggah, diretor de pesquisa do Instituto Igarapé. “Já estávamos experimentando novas tecnologias para prevenir a violência, e queríamos fazer algo em nível local para ajudar a aliviar o enorme fardo da violência no Brasil.”

Nos próximos dois anos, a intenção é expandir o CSI para pelo menos dez cidades do Brasil e do exterior. O Instituto Igarapé está testando o aplicativo com a WorldVision e abriu tratativas com secretarias de direitos humanos em diversos estados brasileiros. A CureViolence também manifestou interesse em testar o aplicativo em Chicago e Nova York.

Eixo
Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz
Dimensão
Cidade segura
ODS
Objetivo 16
Objetivos

·     Mapear as percepções de crianças de 8 a 12 anos sobre violência cotidiana

·     Desenvolver um aplicativo (Child Security Index) que permita e facilite a coleta dessas percepções, incluindo a população de baixa renda

·     Expandir o CSI para dez cidades do Brasil e do exterior e levar os resultados para os níveis regional, nacional e global.

Cronograma

·         2011 – Pesquisadores do Instituto Igarapé começam a trabalhar uma revisão sistemática da literatura científica sobre violência contra crianças. Eles selecionam 30 perguntas que poderiam elucidar como as crianças experimentam a violência. Participam da iniciativa o Dr. Robert Muggah, diretor de pesquisa do Instituto Igarapé, e Dra. Helen Moestue, epidemiologista com experiência em saúde pública, direitos da criança e violência.

·         2012/2013 – O Instituto Igarapé recebe apoio da Fundação Bernard van Leer para desenvolver o aplicativo CSI.

·         2014 – O aplicativo é lançado e está pronto para ser testado por mais de 2.500 participantes nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio das organizações Shine-a-Light / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Bola Pra Frente e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid). O Instituto Igarapé fornece tecnologia e treinamento para as ONGs, interpreta os resultados e elabora relatórios. As ONGs recolhem os dados e utilizam os relatórios para testar e moldar suas intervenções tanto na prevenção da violência quanto em cuidados infantis.

Resultados

·         O aplicativo foi testado em algumas das regiões mais perigosas da cidade de Recife. Os dados coletados demonstraram que gênero e idade dos entrevistados são fatores mais decisivos que localização. Crianças pequenas, em particular, reportaram uma sensação de insegurança mais baixa do que adolescentes e adultos que também responderam à pesquisa “When Kids Call the Shots”. E entre adolescentes, notou-se uma grande diferença de gênero, especialmente em espaços públicos, onde as garotas expressaram sentir mais medo que rapazes.

·         A experiência em Recife demonstrou que, como aplicativo de questionário digital, o CSI pode ser usado como tecnologia rápida de avaliação da segurança, com possibilidade de adaptação para outras pesquisas e contextos.

·         Vencedor do prêmio Google Impact Challenge 2014.

Instituições Envolvidas

·         Instituto Igarapé – https://igarape.org.br/

·         Shine-a-Light / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – http://www.shinealight.org/

·         Instituto Bola Pra Frente – http://bolaprafrente.org.br/

·         Nepsid (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento) – https://www.nepsid.com.br/

Contatos

Instituto Igarapé

https://igarape.org.br

+55 (21) 3496-2113

+55 (21) 3496-2114

[email protected]

Rua Miranda Valverde, 64

Botafogo, Rio de Janeiro

RJ – Brasil - 22281-000

Fontes

·         https://igarape.org.br/apps/indice-de-seguranca-da-crianca/

·         https://igarape.org.br/when-kids-call-the-shots-testing-a-child-security-index-in-recife-brazil/

·         https://bernardvanleer.org/pt-br/blog/mobile-app-measure-children-experience-violence/

Boas práticas relacionadas