Pequenos Conselheiros, Grandes Ideias - São Paulo, SP, Brasil

Foto: Juliana Rosa / Bernard van Leer Foundation

Foto: Juliana Rosa / Bernard van Leer Foundation

O projeto começou em 2012 com a necessidade da gestão da EMEI Dona Leopoldina em fazer um diagnóstico sobre a situação da escola. Considerando a necessidade de encontrar soluções para um diálogo cada vez maior entre crianças e adultos, a escola escolheu o caminho da constituição do Conselho de Crianças. A atividade partiu de uma escuta sensível, buscando a autonomia e autoria das crianças e construindo com elas formas de tornar a escola mais bonita, aconchegante e brincante, construindo espaços e tempos significativos para todos.
Eixo
Governança
Dimensão
Cidade pública e interessante
ODS
Objetivo 4
Objetivos
Incluir as crianças na participação da gestão democrática da escola, contribuindo para o diálogo entre elas e os adultos, respeitando a cultura infantil e fomentando a autoria na tomada de decisões sobre assuntos de interesse da escola e do entorno. Criar mecanismos e estratégias para dar relevância à voz das crianças no cotidiano da educação infantil.
No Conselho as crianças são motivadas a refletir, levantar hipótese, pesquisar, tirar conclusões, ampliar o conhecimento e avaliar o que observam e constroem sobre o mundo.
Dar voz às crianças não é apenas permitir que elas falem, é reconhecer o que falam e que suas vozes possuem extrema importância. A maneira como sentem e veem o mundo ressignifica a visão do adulto e dá credibilidade para o que apontam.
Cronograma
Início em 2012
Resultados
Semestralmente é feita uma avaliação dos avanços e conquistas do Conselho de Escola e Conselho de Crianças. O avanço é notório nos espaços e nas relações. 
Os relatos de visitantes da escola são de que ela tem "cara de criança", sem ser infantil, como o espaço respeita o tempo da infância. 
A escola ficou mais colorida, alegre, com crianças mais felizes, questionadoras e críticas. Nota-se, também, mudança na postura dos adultos que passaram a valorizar o protagonismo infantil.
Instituições Envolvidas
EMEI Dona Leopoldina
Contatos
Diretora: Marcia Covelo Harmbach / (11) 3832-3632
Fontes
http://ocupacaocrianca.avisala.org/blogs/post/Pequenos-conselheiros-grandes-ideias/
Boas práticas relacionadas