As crianças são os cidadãos do futuro, mas, no atribulado mundo adulto, muitas vezes nos esquecemos que elas também são cidadãos do presente. Não por acaso, o modo como os pequenos usam e se apropriam do espaço público são indicadores importantes para os especialistas em planejamento urbano.
Ao mesmo tempo, a ausência de crianças nas ruas e espaços públicos em geral, assim como outros indicadores negativos da primeira infância, apontam falhas e problemas comuns às nossas cidades, mas também podem indicar algumas soluções.
Imagine, por exemplo, como é o seu município a partir da perspectiva de uma criança com três anos de idade. Como é enxergar e interagir com o espaço público quando se tem uma altura de 95 centímetros – a estatura média de uma criança dessa idade.
A tarefa não é fácil, mas as próprias crianças podem nos ajudar nesta missão. Veja as imagens que elas produzem quando saem às ruas e o modo como enxergam a cidade. Quais são os elementos necessários para o meio urbano a partir dessa perspectiva? Quais são as sutilezas que as ruas escondem e só nossos pequenos conseguem compreender? Com certeza, você perceberá muitas coisas que antes não se dava conta.
Portanto, caminhem, passeiem, vivenciem a cidade com suas crianças, sempre respeitando o ritmo delas. Você descobrirá que nossos pequenos têm muito a nos dizer sobre o que é viver em uma cidade mais humana e acolhedora para qualquer cidadão, de qualquer idade.
O olhar das crianças sobre a cidade
Para observar e se conectar com as especificidades da infância é
importante buscar a perspectiva das próprias crianças. As formas como
elas veem o mundo e aquilo que pensam sobre a cidade não está
necessariamente representado em indicadores
Por isso, buscamos garantir a
participação das crianças na construção deste observatório, por meio de
uma campanha periódica que mobiliza famílias, educadores e instituições
que trabalham com crianças pequenas para explorar e fotografar a
cidade com seus pequenos. A metodologia de escuta, desenvolvida pela
Rede Conhecimento Social, está disponível no
Guia Observatório da Primeira Infância em 5 passos.

As fotografias feitas pelas crianças registram aquilo que elas gostam ou não gostam durante uma caminhada na cidade.
Aron (4 anos)