As crianças são os cidadãos do futuro, mas, no atribulado mundo adulto, muitas vezes nos esquecemos que elas também são cidadãos do presente. Não por acaso, o modo como os pequenos usam e se apropriam do espaço público são indicadores importantes para os especialistas em planejamento urbano.

Ao mesmo tempo, a ausência de crianças nas ruas e espaços públicos em geral, assim como outros indicadores negativos da primeira infância, apontam falhas e problemas comuns às nossas cidades, mas também podem indicar algumas soluções.

Imagine, por exemplo, como é o seu município a partir da perspectiva de uma criança com três anos de idade. Como é enxergar e interagir com o espaço público quando se tem uma altura de 95 centímetros – a estatura média de uma criança dessa idade.

A tarefa não é fácil, mas as próprias crianças podem nos ajudar nesta missão. Veja as imagens que elas produzem quando saem às ruas e o modo como enxergam a cidade. Quais são os elementos necessários para o meio urbano a partir dessa perspectiva? Quais são as sutilezas que as ruas escondem e só nossos pequenos conseguem compreender? Com certeza, você perceberá muitas coisas que antes não se dava conta.

Portanto, caminhem, passeiem, vivenciem a cidade com suas crianças, sempre respeitando o ritmo delas. Você descobrirá que nossos pequenos têm muito a nos dizer sobre o que é viver em uma cidade mais humana e acolhedora para qualquer cidadão, de qualquer idade.

O olhar das crianças sobre a cidade

Para observar e se conectar com as especificidades da infância é importante buscar a perspectiva das próprias crianças. As formas como elas veem o mundo e aquilo que pensam sobre a cidade não está necessariamente representado em indicadores

Por isso, buscamos garantir a participação das crianças na construção deste observatório, por meio de uma campanha periódica que mobiliza famílias, educadores e instituições que trabalham com crianças pequenas para explorar e fotografar a cidade com seus pequenos. A metodologia de escuta, desenvolvida pela Rede Conhecimento Social, está disponível no Guia Observatório da Primeira Infância em 5 passos.



As fotografias feitas pelas crianças registram aquilo que elas gostam ou não gostam durante uma caminhada na cidade.

Aron (4 anos)
Crianças EMEI Conjunto Habitacional São Francisco (4 e 5 anos)